O Caminho de Santiago! Dicas!

Por onde eu começo? A associação, credencial, equipamentos.

 

Está começando a temporada para Santiago de Compostela e outros destinos muito procurados nas férias de meio de ano. Separamos algumas dicas e curiosidades para você planejar uma viagem incrível!

Sobre:

Os Caminhos de Santiago são os percursos percorridos pelos peregrinos que afluem a Santiago de Compostela desde oséculo IX. Estes são chamados de peregrinos, do latim “per ægros”, “aquele que atravessa os campos”. Têm como seu símbolo uma concha, normalmente uma vieira designada localmente por “venera”, costume que já vinha do tempo em que os povos ancestrais peregrinavam a Finisterra.

Os caminhos espalham-se por toda a Europa e vão entroncar aos caminhos espanhóis. Com excepção das várias vias do Caminho Português e da Via da Prata que igualmente cortava Portugal a nordeste, que têm origem a sul, e do Caminho Inglês que vinha do norte, a maior parte liga-se ao caminho francês por vir a pé ou a cavalo de leste.
O Caminho de Santiago entrou na história há doze séculos, quando foram encontrados os restos mortais do apóstolo, São Tiago, ou Santiago, na que hoje é a cidade de Santiago de Compostela.

Esta rota une diversas zonas da Europa a Compostela e vem sendo seguida por milhões de pessoas das mais variadas procedências. O itinerário mais famoso é o chamado Caminho Francês, que absorve a maioria dos caminhos vindos do continente europeu e se dirige a Santiago atravessando o nordeste de Espanha. Existem outros percursos não menos importantes vindos dePortugal, do sul de Espanha que atravessava a cidade portuguesa de Chaves, e do oeste e norte da Europa por via marítima.

O Caminho de Santiago atingiu o máximo esplendor nos séculos século XI e XII, e depois após a contra-reforma no início doséculo XVII por Portugal. Nas últimas décadas voltou a ganhar protagonismo, sendo convertido num itinerário espiritual e cultural de primeira ordem. Foi declarado Primeiro Itinerário Cultural Europeu (1987), Património da Humanidade na Espanha (1993) e França(1998).

Veja mais informações no site oficial de turismo de Santiago: http://www.santiagoturismo.com/
______________________________________________________________________________________________________________________________________

Escolha da época:

O Caminho Francês pode ser realizado durante todo o ano entretanto a melhor época para percorrer o Caminho é o período entre maio e outubro, com exceção de julho e da primeira quinzena de agosto, devido às altas temperaturas do verão espanhol e do período de férias na Europa. Nessa época você poderá encontrar os refúgios lotados e, em geral, os preços mais altos. Na Espanha, as temperaturas mais baixas são registradas em janeiro, o que também torna a viagem desaconselhável. A neve bloqueia a passagem dos peregrinos no inverno, principalmente nas regiões de maior altitude, como os Pirineus, o que pode tornar a peregrinação uma experiência perigosa.

Temos notícias de que diversos peregrinos já tiveram a sua caminhada interrompida ao tentarem atravessar os Pirineus sem portar os agasalhos adequados, em 2002, um peregrino brasileiro sucumbiu por hipotermia no trajeto entre SJPP e Roncesvalles. Além disso, para enfrentar o frio europeu é necessário estar muito bem agasalhado, o que representará um peso excessivo na mochila. Assim, o melhor mesmo é optar pela primavera ou outono europeus, escolhendo alguma data de partida entre a o início de maio e a primeira quinzena de junho, ou entre a segunda quinzena de agosto e a primeira quinzena de setembro. Leve em conta o tipo de clima que você se adapta melhor, sem esquecer que existe em suas costas uma mochila e uma longa distância para ser percorrida.

Efetuando uma comparação entre as diversas estações, temos: a primavera (abril, maio e junho), temperatura amena, há flores (papoulas, rosas e girassóis), os campos estão gramados e verdes, também é claro que há chuvas.

Do outro lado temos o outono (setembro, outubro e novembro), período de seca. É mais tranqüilo para caminhar pois a chuva tem um componente psicológico que é muito corrosivo para qualquer ânimo dos peregrinos, porém os campos ficam amarelos de grama seca.

No inverno (dezembro, janeiro, fevereiro e março) o caminho muitas vezes está fechado, por assim dizer. Eles fazem tudo para evitar que os peregrinos corram um grande risco.

No verão (julho e agosto) são os meses com mais horas de sol e menos rigores meteorológicos, mas tem duas grandes desvantagens: o calor e os estudantes. O calor no Caminho de Santiago é algo que não se esquece e que sempre dá muita conversa em qualquer reunião. Os estudantes são pessoas legais, mas em geral o seu objetivo é turístico, bem diferente dos objetivos religiosos/ecológicos/culturais/místicos dos peregrinos em geral, 65% dos peregrinos usam esse período, o que provoca uma massificação do caminho e em conseqüência dificuldades em se conseguir uma cama nos refúgios, apesar das Prefeituras locais autorizarem a utilização dos centros esportivos e acampamentos para acolher os peregrinos.

Inverno temperatura máxima 16º C, mínima -4,5º C;
Primavera temperatura máxima 24º C, mínima 5º C;
Verão temperatura máxima 38º C, mínima 12º C;
Outono temperatura máxima 25º C, mínima 7º C.

______________________________________________________________________________________________________________________________________

O que levar?

Nosso check list: http://lojasmundoterra.blogspot.com.br/2010/08/check-lists.html
Nossas Lojas Físicas ou Virtual: http://www.mundoterra.com.br


Publicado

em

,

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *