Cuidados e manutenção com zíperes

Como limpar e manter os zíperes dos seus equipamentos.Barracas, Mochilas, Jaquetas etc.

Cuidando dos zíperes dos seus equipamentos:

Barracas, mochilas, malas de viagem, acessórios, capas de proteção das mochilas, money belts e uma série de outros equipamentos que usamos em nossas viagens ou aventuras possuem zíperes. E muitas pessoas já tiveram problemas com eles em momentos críticos ou não. Zíperes se soltam, perdem a capacidade de se fechar, agarram, apresentam problemas nos dentes e outras coisas do gênero. Pensando nisso eu resolvi escrever esta pequena matéria reunindo algumas dicas sobre cuidados com zíperes e manutenção básica.

É comum o suor emperrar os zíperes que são pouco usados, pode acontecer isso com pochetes e cintos para corrida que possuam zíperes, o sal do suor se acumula sobre o zíper (pouco usado) e impede o deslizamento adequado dele. Bem como é normal, e acontece muito com sacos de dormir, casacos e até barracas, que o zíper engasgue por causa de algum objeto que entrou nele enquanto o fechávamos ou abríamos (linhas, pontas do acabamento ou mesmo pedaços do tecido que o zíper “morde” durante o movimento). Dicas YKK:

DICAS DE MANUSEIO DO ZÍPER
1 – Como melhorar o deslizamento do chassi (cursor):
O zíper deve abrir e fechar macio com o cursor deslizando suavemente. Se houver dificuldade em movimentar o cursor deve ser aplicado parafina ou “spray” lubrificante nos dentes, para diminuir o atrito entre os componentes. Com alguma movimentação a diferença será percebida.

2 – Como fechar bolsas e malas cheias:
Fechar bolsas e malas super cheias sempre acaba sobrecarregando zíper, com possibilidade de danificar ou deslocar os elementos (dentes). O zíper deve ser fechado sempre aproximando bem os dois lados, e permitir que o cursor movimente sem esforço.

3 – Obstáculos no manuseio do cursor:
A movimentação de zíper pode ter obstáculos conforme aplicação. Linhas ou mesmo as bordas laterais de roupas podem dificultar o movimento de abrir e fechar e forçar o cursor. Ao sentir o enrosco do cursor, volte-o lentamente, remova o obstáculo (linha, roupas, bordas, etc.) e feche vagarosamente.

4 – Vestir ou despir uma roupa:
Ao vestir ou despir uma roupa (saia, calça, vestido) o zíper deve estar totalmente aberto. Ao vestir, antes de começar a movimentar o zíper, a roupa deve ser abotoada ou enganchada para evitar esforço nos dentes e nos terminais do zíper. Um zíper semi-aberto pode ser danificado com pouco esforço.

5 – Atenção ao passar ferro-elétrico:
Assim como os tecidos, os zíperes também tem temperatura máxima permitida para manter sempre bonito e durável. Esta temperatura é relacionada à matéria-prima utilizada, diferente para cada tipo de zíper. Ao passar o ferro , o zíper deve ser totalmente fechado, os puxadores deitados, e forrado com pano por cima para melhor conservação. A seguir, tabela básica de temperatura para ferro de 1,5 Kgf aplicado por 10 seg.:
Coil 150ºC
Invisível 160ºC
Vislon 130ºC

6 – Lavagem de roupas:
Antes de lavar a roupa o zíper deve ser totalmente fechado e o cursor travado (deitado). Zíper aberto ou cursor com pino de trava exposto, pode danificar a roupa por atrito ou por esforços de torção. Atenção para detergente alcalino forte ou alvejantes clorados que podem destruir o zíper. Após a lavagem se o deslizamento não for macio, passe parafina ou “spray” lubrificante nos dentes (elemento)

Dicas e cuidados manutenção zíperes
Dicas e cuidados manutenção zíperes

Outras dicas:

Dicas gerais de manutenção em caso de problemas
1. Como consertar um zíper separado:
http://www.ehow.com.br/consertar-ziper-separado-como_15515/

2. Como fazer um zíper deslizar facilmente:
http://www.ehow.com.br/ziper-deslizar-facilmente-como_24435/

3. Como consertar um zíper de metal emperrado:
http://www.ehow.com.br/consertar-ziper-metal-emperrado-como_37585/

4. Como soltar um zíper preso:
http://www.ehow.com.br/soltar-ziper-preso-como_51440/

Partes de um zíper
Vale a pena mostrar a anatomia básica de um zíper para que vocês possam conhecer melhor os termos que aparecem em alguns artigos.

Anatomia de um zíper

Como a imagem está em inglês vou deixar uma legenda:

Bottom e Top Stop – são os pontos de parada do zíper
Elements – são os dentes do zíper
Slider – é a cabeça do zíper, que une ou separa os elementos (dentes)
Tape – é a borda, a região onde costuramos o zíper na peça de roupa, barraca, etc.

Video Mundo Terra – Pedro Lacaz do Geartips
Texto| Postado por Mario Nery em 30 de agosto de 2013

Tire suas dúvidas ou compre também pelo WhatsApp:

➡Pinheiros (11) 95215-9692
➡Higienópolis (11) 94251-9701
➡Moema (11) 94816-3785
➡Ilhabela (12) 99145-4829

Contatos,Endereços,lojas:

http://bit.ly/2ry7233

Seja um franqueado, saiba como:

http://bit.ly/2DlIgdh

#somostodosterráqueos #lazer #dicas #manutenção #limpeza
#mundoterra #lojasmundoterra #proteção #equipamentos #aventura

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *