Condensação – Como evitar?

Condensação é a formação d’água(estado liquido) a partir do vapor de água. Ela ocorre em uma variedade de equipamentos ao ar livre.

-DENTRO DE BARRACAS
A umidade no ar irá se transformar de vapor em líquido quando a temperatura cair e atingir o ponto de orvalho. O vapor da respiração dentro da barraca tocará a superfície relativamente fria do teto e condensará. O QUE FAZER? – Coloque a sua barraca orientada para o vento e abra as aberturas para criar o máximo de ventilação. Isto é essencial no caso de uma barraca com teto único, onde qualquer condensação escorrerá sobre os “dorminhocos (as)”. Seque sua barraca o máximo possível pela manhã, sacudindo o tecido e estenda sobre um arbusto ou galho de árvore antes de arrumar a barraca em sua mochila. Se o sobre-teto e o teto forem facilmente separados, coloque-os em sacos separados durante o dia, caso contrário, a parte interna da sua barraca pode estar molhada quando você for usar a noite.

-DENTRO DO SACO DE DORMIR
Em climas mais frios, o vapor de umidade da respiração condensará na parede interna do saco de dormir. Em clima muito frio, esta condensação irá congelar – uma vez que isso aconteça, é muito difícil retirar a umidade do saco de dormir sem introduzi-lo em um ambiente quente. A umidade no isolamento reduzirá sua eficiência. *O QUE FAZER? – Coloque-o exposto ao ar livre por alguns minutos e sacuda-o para retirar o excesso de umidade que tenha restado.

 

-SACOS ESTANQUES
O vapor de umidade do ar fica preso dentro de sacos estanques à prova d’água no momento em que são lacrados. Se o saco estanque for utilizado para caiaque ou navegação, as temperaturas mais baixas na água causarão com frequência que esse vapor de umidade se transforme em condensação. O QUE FAZER? – Coloque um pacote de gel de sílica (o tipo que você encontra em sapatos, roupas e eletrônicos quando eles são enviados) dentro primeiro. Isso absorverá o vapor de umidade antes que ele possa se condensar.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *