Acampando com Redes de Dormir.

A maior preocupação de quem monta uma Barraca de Camping, é encontrar um local plano, sem pedras e galhos, que não empoce água, tarefa essa nem sempre muito fácil em acampamentos selvagens. E se pensarmos em acampamentos com mínimo impacto à natureza, complica ainda mais um pouco, pois às vezes, somos obrigados à “preparar o terreno”, para acomodarmos a barraca.

Justamente, uma das coisas que me deixa mais feliz, quando eu acampo com redes, é olhar o local onde dormimos e não distinguir onde armamos o acampamento! A sensação de ter passado quase despercebido o pernoite no local, deixando do mesmo jeito que encontramos! Daí começa o sentimento de preservação da natureza.

E como fazer essa proeza? Vamos começar é já!

Primeiro você precisa encontrar árvores de certo porte (com no mínimo uns 20 cm de diâmetro), que agüente você e seus colegas, tenha raízes profundas (nunca um palmito ou mamoeiro, que tem raízes superficiais) e distantes de uns 3,5 a 4 metros uma da outra, sem nenhuma outra no meio do caminho.

Árvores que se dividem em 2, ou árvores paralelas também são ideais, que você consegue montar uma rede pra um lado e outra pro outro. Se não existir árvores grandes, pode-se também escorá-las com cordas, para que elas não caiam e assim, toda a nossa alegria do mínimo impacto vai pro brejo!

O ideal é montar 3 redes, como um “triliche”, pois além de não sobrecarregar tanto a árvore, o toldo plástico (de 4x3m ou maior) vai te proteger bem da chuva.

As distâncias entre as redes não deve ser menor que 0,5 metros, para que você não durma dentro da rede do seu vizinho de baixo! Observe que redes diferentes cedem também de diferentes maneiras!

E comece sempre montando as redes de baixo e usando elas de degrau, para montar as superiores, até o toldo. Se estiver chovendo, comece pelo toldo e depois monte as redes no seco.

Outra dica, que desenvolvemos depois de muito tomar chuva, é usar um mosquetão entre o olhal e a corda, que faz com que a água da chuva que escorre pelo tronco, pingue do mosquetão e não escorra pra sua rede.

Fator importantíssimo pra você dormir bem, é colocar o toldo (Tarp) bem montado. O ideal é envolver as árvores das redes com o toldo, pra evitar que a água escorra pelo tronco para as redes, quando chove.

Mais uma dica é pendurar as suas coisas na rede, pois à noite dá uma preguiça danada de levantar da rede pra pegar algo. E faça xixi antes também, se não corre o risco de molhar os vizinhos de baixo!

E boa noite, ouvindo a chuva cair, sonhando quentinho e macio no seu saco de dormir, com aquele cheirinho de mata molhada. (Por: Christian Fuchs –   Blog Kampa Redes.)

A imagem abaixo ilustra bem as principais técnicas de acampamentos com rede:

Técnicas de Acampamento em Redes de Dormir

Aqui listo algumas dicas para acampar com Redes no Frio:

Apesar de ser largamente utilizada como cama no nordeste e norte do Brasil (praticamente só se dorme em rede), o método de se acampar com rede no sul e sudeste não é tão difundido. Provavelmente, essa cultura de dormir em redes dos nordestinos, venha do fato da rede ser muito fresca, pois dormir em colchão se torna desagradável, pelo calor.

Essa vantagem para eles, acaba se tornando quase uma desvantagem para as regiões mais frescas, pois o dorminhoco acaba ficando com frio.

Isso se resolve muito bem, utilizando-se um saco de dormir ou uma coberta, entre a rede e o nosso dorminhoco. Até para casos mais frios (uns 10°C, por exemplo) existe solução: além do saco de dormir, você pode deitar-se sobre um isolante térmico auto-inflável ou mesmo um isolante de EVA expandido, dentro da rede. Isso faz com que as suas costas fiquem isoladas do frio. Nesses casos, apenas o saco de dormir não é suficiente, pois o que isola é a camada de ar, que o saco de dormir é capaz de armazenar dentro das suas câmaras. Quando você se deita sobre ele, essas câmaras são esmagadas e praticamente não existe ar para te isolar nos pontos de contato com o solo ou com a rede. Exatamente nesses locais é que ocorre a maior perda de calor. O mesmo acontece na barraca, se você dorme no saco de dormir, sem o isolante térmico auto-inflável ou de EVA. Assista ao video do Pedro Lacaz do Geartips logo abaixo sobre esse tema:

É confortável dormir na rede?

Isso dependerá da sua adaptação, da montagem da rede e da forma como você deita nela.

Alguns pontos são importantes para melhorar o seu conforto:

A forma correta para deitar é atravessado, em diagonal na rede, isso deixará seu corpo reto. Porém, por questões de espaço ou de movimentação durante o sono pode ser que você não consiga manter esta posição. Disponibilizamos a seguir para você uma matéria muito legal do blog da  Kampa que fala sobre isso:

Você sabe como deitar em redes de dormir? Uma das frases que mais ouvimos quando descobrem que gostamos de dormir em rede é:

” Eu não consigo dormir em redes. Acordo sempre com as costas doendo” .

Eu também tinha este problema de dores nas costas quando acordava em uma rede de dormir, e o maior motivo do desconforto não tinha nada haver com a rede. Mas até que um dia tudo isso mudou, e foi em Fortaleza que me ensinaram o jeito correto:

Foi depois deste puxão de orelha que descobri que a melhor forma de dormir em redes era na posição de 30 graus. Ao invés de dormir no mesmo sentido da rede (que é a primeira posição que vem à mente, com os pés em direção a um punho e a cabeça ao outro), tente dormir na diagonal, um ângulo de mais ou menos 30 graus, como mostra a figura abaixo:

Estamos acostumados a dormir na maioria das vezes em uma cama com a coluna reta, se ao dormir na rede curvamos a coluna como uma banana, é fato que iremos acordar com dores.

Quando deitamos na rede na posição diagonal o corpo e coluna ficam planos, como numa cama e a elasticidade do tecido ainda absorve as diferenças do corpo (traseiro, cintura, costas), tornando-se muito mais confortável, que dormir no chão, onde é o corpo que absorve as irregularidades do piso.

O ideal para que consiga deitar nesta posição é que a rede esteja armada no formato de meia lua, similar esta arte:

Não monte a rede com uma “barriga” muito grande no meio e as fitas altas demais.

Isso fará com que a rede forme um grande V deixando as suas pernas e o seu tronco em posições realmente desconfortáveis! As redes precisam de uma distância que não seja nem curta demais e nem grande demais, isso é algo que você vai aprender na prática, montando e ajustando as fitas. Até que ela forme uma “meia lua” mais ou menos.

Cuidado com a altura da rede, nem sempre será fácil descer ou subir se você colocar a sua rede alta demais. E isso pode ser bem ruim se você precisar ir ao banheiro durante a noite.

Ao escolher o local para montagem da sua rede tenha em mente que você precisará esticar e prender o tarp, então verifique se não existem obstáculos nas laterais que impeçam que o tarp seja esticado corretamente. Você pode usar espeques de barraca para prender os tirantes (cordinhas) do tarp no solo ou pode amarrar essas cordinhas em árvores ou pedras próximas.

Listo abaixo os principais benefícios de se acampar com sistema de redes de dormir:

É muito mais confortável que dormir no chão;

Seu peso possibilita ir mais longe nas travessias;

Não há a necessidade de abrir clareiras para acampar;

Com o uso de um tarp (toldo) se protege da chuva e vento;

Com uso do mosquiteiro evita contato com insetos;

Possibilidade de acampamentos ilimitados em florestas;

Possibilidade de visualização de estrelas;

Leva alguns minutos para encontrar um local de acampamento;

Possibilidade de acampar sobre pedras, plantas, cactos, etc…;

Pode ser usada como cadeira;

Previne contra cobras; aranhas; ratos, etc..;

Evita dormir em solo molhado ou irregular;

Evita dormir em locais de acampamentos lotados;

Previne dormir em locais expostos a raios e tempestades;

Possibilita dormir em locais com visuais onde a barraca não chega;

Acampar com mínimo impacto, em paz e harmonia com a natureza;

Possibilita acampar próximo a estradas entretanto longe da visão;

Possível caminhar durante a noite com a certeza que irá encontrar a qualquer momento local para acampamento;

Ideal para canionistas ao montar acampamento próximo aos canions.

Acampamento na cidade sem ser visto ou incomodado (cicloturismo);

Abaixo um trecho do livro Rede de Dormir escrito por Luís Câmara Cascudo, onde ele compara a rede com a cama:

“O leito obriga-nos a tomar seu costume, ajeitando-se nele, procurando o repouso numa sucessão de posições. A rede toma o nosso feitio, contamina-se com os nossos hábitos, repete, dócil e macia a forma do nosso corpo. A cama é hirta, parada, definitiva. A rede é acolhedora, compreensiva, coleante, acompanhando, tépida e brandamente, todos os caprichos da nossa fadiga e as novidades imprevistas do nosso sossego. Desloca-se, incessantemente renovada, à solicitação física do cansaço. Entre ela e a cama, há a distância da solidariedade à resignação”. (Por: Christian Fuchs –   Blog Kampa Redes).

Acessórios para Redes de Dormir:

O conjunto da rede é composto por algumas partes separadas, assim como acontece em uma barraca. Algumas dessas partes formam o “coração” do sistema da rede: as fitas de fixação, o tarp (toldo), o mosquiteiro e a rede em si, obviamente. Além disso existem acessórios opcionais, como o “under quilt” e a rede para equipamentos, por exemplo.

FITAS DE FIXAÇÃO:

As fitas de fixação (ou suspensão) são usadas para pendurar a rede. Existem fitas prontas vendidas pelos próprios fabricantes das redes, mas na maioria dos casos elas podem ser substituídas por cordeletes de escalada, anéis de fita, pedaços de fita tubular ou até mesmo um bom paracord. Algumas fitas de fixação possuem ganchos de metal que facilitam a montagem da rede, porém se usarmos alguma solução improvisada (como os cordeletes), precisaremos pensar em uma peça que faça a união entre os cordeletes e a rede. Eu particularmente recomendo mosquetões de escalada ou mosquetões do tipo “malha rápida”.

Em alguns casos específicos e mais técnicos as redes podem ser penduradas em rochas ao invés de árvores, nesta situação o melhor é usar peças móveis de escalada para fazer a ancoragem temporária da rede ou usar uma laçada em bicos de pedra, quando isso for possível, é claro, o uso mais comum hoje é o da Fita-Fix Kampa ou cordeletes e mosquetões.

(fonte: trekkingbrasil.com)

(Foto: Thiago Araújo para TrekkingBrasil)

Fita Fix:

A fita para rede Fita-Fix Kampa é a melhor maneira de armar qualquer rede de descanso em árvores, postes e outros tipos de estrutura. Ela é comercializada sem modificações em seu projeto desde o lançamento em 2004. São poucos os produtos que tem tanto tempo de vida como a Fita-Fix.

É uma cinta para rede muito prática que pode ser usada na trilha, no campo, na praia ou até mesmo dentro de sua casa. Por ser leve ( pesa somente 240g ) e compacta, também pode ser guardado dentro da bolsa das redes Kampa.

O uso prolongado de cordas para armar redes pode ocasionar machucados na casca da árvore. O uso de fitas largas como a Fita-Fix que tem 2,50 cm de largura pode minimizar ou até eliminar qualquer possibilidade de danos nas cascas das árvores. Fita-Fix Kampa além de proteger as árvores é fácil de usar, seca rápido, ocupa pouco espaço na mochila, pesa somente 385g e suporta até 150kg.

A fita para rede Fita-Fix Kampa é uma fita de 2 metros com uma trava em uma extremidade e um gancho na outra. Neste vídeo você pode comprovar a facilidade que é a instalação da Fita-Fix:

Vantagens da fita para rede Fita-Fix Kampa:

É Produzida no Brasil com matéria prima e mão de obra local;

É Compacta;

Seca rápido;

Suporta até 150Kg;

Pesa apenas 240 gramas;

Confira o vídeo de como é, e como usar a fita fix:

(fonte: kampa)

Dicas de Nós podem facilitar sua vida nessa hora:

(fonte: geartips)

TARP OU TOLDO:

O tarp (ou toldo) costuma ser vendido por quase todas as marcas que comercializam redes, porém, ele também pode ser improvisado. Muitas pessoas usam lonas de vinil, aquelas que encontramos em lojas de material de construção, lojas de acessórios para carros ou até nos mercados. O peso e o volume são os dois pontos muito negativos neste tipo de lona.

Comparando um tarp específico e uma lona de vinil podemos notar facilmente que a lona sai na desvantagem quando o assunto é a relação peso x volume e o barato sai caro devido ao volume, peso e resistência.

Lembre-se que o tarp precisará ser esticado usando tirantes (cordinhas) e espeques, como acontece no sobreteto das barracas, portanto não esqueça de incluir esses itens no seu kit do tarp.

Ter um tarp no seus equipamentos abre automaticamente a possibilidade de uso dele em um bivaque, sem a presença da rede, hoje em dia existem Tarps 3×1 que se transformam em footprints(piso de proteção) e Ponchos inclusive, sendo muito leves, resistentes e versáteis!

Equipamentos com essa característica “multiuso” são boas aquisições para o seu kit de equipamentos.

Exemplo de Lona ou Tarp:

Exemplo de Tarp Multiuso 3×1:

 

(Fonte: TrekkingBrasil.com e Mundo Terra)

MOSQUITEIRO:

O mosquiteiro é um item fundamental!  Hoje temos muitas redes no mercado nacional, algumas são vendidas com o mosquiteiro integrado, outras possuem o mosquiteiro como um acessório separado e algumas não possuem um mosquiteiro próprio. Nas situações onde a rede será usada como um acessório para diversão ou descanso (em casa ou em um camping estruturado, por exemplo), o mosquiteiro pode ser deixado de lado no momento da compra.

Porém, se você for usar a rede como abrigo para acampar nem pense duas vezes: compre um modelo que possua o mosquiteiro integrado ou compre o mosquiteiro separadamente. Em geral, as redes onde o mosquiteiro é vendido separadamente oferecem uma proteção melhor contra os insetos, isso não se deve a tela do mosquiteiro em si, mas ao formato com que ela fica quando a rede está montada.

Os mosquiteiros integrados costumam encostar mais no usuário permitindo que os mosquitos piquem as regiões do corpo que ficam encostadas na tela – normalmente a cabeça, braços, joelhos ou os pés! Neste quesito alguns modelos de redes militares saem na vantagem, esses modelos possuem um mosquiteiro quadrado que fica muito melhor posicionado quando a rede está montada, evitando o contato dessas partes do corpo com a tela.

Video sobre mosquiteiros como o Bugnet Escapist da Sea to Summit do Pedro Lacaz do Geartips:


Algumas redes possuem pequenas varetas que afastam o mosquiteiro do usuário, é o caso das redes da Sea To Summit, entre outras.

GEAR SLING

É um porta equipamentos em formato de uma rede menor para ser colocado embaixo da rede e facilitar o acesso a seus pertences durante a noite, a Sea to Summit importa um modelo para o Brasil. Você confere mais sobre o Gear Sling logo abaixo.

CONCLUSÕES:

Acampar com rede pode ser uma necessidade devido ao tipo de vegetação mas também pode ser uma opção muito agradável para substituir a barraca, principalmente nos locais de mata mais fechada onde acampar no chão não é seguro ou viável por causa da vegetação.

Nem todo mundo se adapta bem, entretanto quanto mais você usar a rede mais rápido pegará as manhas para a montagem, nós, distâncias, acessórios e etc. Comece montando a rede no quintal e posteriormente vá acampando e evoluindo a sua prática com a rede.

O podemos lhe garantir é: acampar com rede é uma coisa viciante!

Na hora de escolher sua rede:

rede de descanso e seus acessórios vem ganhando muito espaço no mercado nacional de equipamentos outdoor.

Existem modelos para todos os gostos e bolsos, desde os mais básicos sem mosquiteiro acoplado ou marca específica até os modelos importados super leves e cheios de tecnologias. Só para citar algumas das principais marcas que podem ser encontradas por aqui:

Azteq, Echolife, Guepardo, Kampa, Naturehike, Nautika ou Ntk e Sea To Summit.

Hoje em dia realmente são várias e várias opções. Algumas não possuem acessórios e outras são repletas de acessórios e tecnologias, como é o caso da nova linha de redes da marca australiana Sea to Summit, que aparece no vídeo abaixo:

Agora que nos aprofundamos bastante sobre como acampar com rede e seus acessórios você deve ter algumas dúvidas sobre o  que levar em conta na hora de escolher a sua rede para acampar? Existem vários fatores, dentre eles: custo, peso e volume do conjunto completo (rede, fitas, tarp, mosquiteiro…), tecnologias, peso máximo suportado, materiais, etc. Ao sair para comprar uma rede ou mesmo ao fazer uma pesquisa online vale a pena ter em mente alguns pontos:

Cuidado com o peso máximo suportado pela rede;

Escolha redes apropriadas para o uso em ambientes outdoor. Isto é: esqueça as pesadas redes de tecido tradicionais e aquelas que parecem uma rede de pesca;

Fique de olho no volume e no peso do conjunto da rede mais os acessórios – algumas redes são bem volumosas, já outras são super compactas (e mais caras);

Faça pesquisas e procure opiniões e relatos de outras pessoas que usam redes. Reviews também podem ajudar neste momento de tomada de decisão;

Marcas que possuem todos os acessórios facilitam a vida de quem não tem muito conhecimento ou não quer perder tempo buscando opções alternativas;

Ao escolher uma marca faça pesquisas específicas para obter mais informações sobre as qualidade e defeitos daquela rede e dos seus acessórios.

Dúvidas comuns quando vamos acampar com rede pela primeira vez:

Quem nunca acampou com rede costuma ter algumas dúvidas comuns, são perguntas que sempre surgem quando comento sobre elas em alguma conversa.

Os mosquitos picam por baixo da rede?

Sim! Não são todos, mas alguns fazem isso. Porém isso pode ser resolvido com três acessórios: um mosquiteiro que proteja a rede inteira (inclusive a parte debaixo), um isolante térmico e/ou um under quilt – uma espécia de “cobertor” ou “saco de dormir” que fica por fora da rede. Observe que não é preciso usar os três ao mesmo tempo, obviamente.

Saco de dormir, Isolante térmico e Under Quilt (esse último pouco encontrado e raramente utilizado no Brasil)?

Esses três itens deixarão a sua noite de sono mais confortável, e como informado no item anterior eles não precisam ser usados em conjunto necessariamente. O isolante térmico é muito recomendado, ele protege contra a redução da temperatura corporal causada pelo contato com o ar mais frio que passa por baixo da rede durante a noite. Com relação ao tipo de isolante, eu notei que o isolante tradicional de EVA desliza menos dentro da rede do que os isolantes infláveis que eu experimentei e, além disso, os isolantes de EVA podem ser cortados em um formato menor e mais anatômico para o uso na rede.

Confira esse video do Pedro Lacaz do Geartips sobre o assunto:

O saco de dormir é opcional, vai depender do local onde você está acampando e da época do ano. Se for frio leve o saco de dormir! Eu costumo usar o saco de dormir aberto e uso ele como um cobertor apenas. Outra função do saco de dormir é proteger os pés, pernas ou braços evitando o contato direto destas partes do corpo com a tela do mosquiteiro, servindo como uma barreira extra contra os mosquitos.

Under e Tip Quilt, esses são acessórios menos comuns por aqui, porém eles são importantes nas regiões de clima muito frio. Imagine um saco de dormir totalmente aberto que fique acoplado ao redor da parte inferior da rede – esse é o under quilt. E assim como os sacos de dormir eles podem ter mais ou menos enchimento, se adequando ao uso em temperaturas diferentes. É possível fazer um under quilt improvisado, inclusive com enchimento, mas isso vai depender da sua habilidade com a máquina de costura e os trabalhos manuais.

Algumas dicas práticas para facilitar sua noite na rede, acabamos sendo redundantes em algumas delas mas vale sempre relembrar:

Separe os itens importantes para a sua noite de sono e coloque-os dentro da rede ou ao redor de maneira que fiquem acessíveis!

Uma roupa extra para o frio, papel higiênico e a sua lanterna de cabeça podem ficar dentro da rede (deixe a sua pazinha ou o shit tube em algum lugar acessível do lado de fora).

Já itens como uma garrafa de água ou suas botas podem ser pendurados no paracord/cordelete que é usado para esticar o tarp sobre a rede.

Pendure a sua mochila em uma das árvores onde a sua rede está presa.

Use cordeletes ou fitas em conjunto com um mosquetão para isso. Se o tempo estiver com cara de chuva, ou se você quiser, vista a capa de chuva na mochila. Outra opção é deixar a sua mochila em um Gear Sling(uma rede menor), situada abaixo da sua rede. Essa rede de equipamentos pode ser improvisada ou comprada, como o da Sea To Summit abaixo:

Ao sair da sua rede durante a noite tenha muito cuidado com o que pode estar “descansando” embaixo dela. Animais peçonhentos podem se refugiar embaixo do tarp, por isso é importante ter ao seu alcance a lanterna de cabeça, suas botas, bastões de caminhada e até mesmo as perneiras (se for o caso). Outra opção para deixar as suas botas à mão é encaixa-las nos bastões de caminhada e fixar os bastões no chão, próximos da rede. Assim os calçados ficam acessíveis quando for necessário.

O mesmo cuidado é importante ao sair da rede pela manhã, sempre observe o chão antes de descer. É sempre bom “varrer” o chão ao redor da área da rede removendo os acúmulo de folhas secas, isso facilita a visualização de algum animal que possa se refugiar na área embaixo da rede e do tarp. Forrar o chão abaixo da rede com uma lona é uma opção para facilitar essa tarefa.

Mas essa lona irá adicionar um peso extra na sua mochila e você precisará ter o mesmo cuidado ao remover a lona, pois escorpiões, aranhas ou cobras podem se proteger embaixo dela durante a noite, portanto, cuidado.

Em dias de chuva monte o tarp primeiro e depois monte a rede, ou monte o tarp e se abrigue sob ele até que a chuva passe ou diminua e lhe permita montar a sua rede com calma. O mesmo vale para o momento em que você estiver desmontando a sua rede – remova primeiro a rede e mantenha o tarp montado para se abrigar sob ele se for necessário.

Você pode deixar o tarp mais aberto em dias de calor e assim melhorar a ventilação; ou pode montar o tarp um pouco mais fechado durante os dias de chuva e vento forte.

Cuidado com a comida e as panelas sujas. Se possível limpe tudo antes de dormir, separe e pendure sua comida em um saco resistente (pode ser um saco estanque). Isso evita que algum animal tente roubar ela durante a noite.

Mais um vídeo sobre como dormir em redes em um Trekking auto-suficiente do Pedro Lacaz do GearTips:

Fontes e informações:

geartips.com.br

trekkingbrasil.com

kampa.com.br

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *