A História por trás do Tênis Salomon Speedcross

Essa vai para quem já fez à muitos anos atrás os Adventure Camps, Hakas, Ecomotions e tantas outras provas que precisavam de um tênis para todas as situações. Naquela época não existia 1/3 das opções que nós possuímos hoje em dia. Até surgir o Speedcross da Salomon, que foi de longe o calçado de trail mais vendido da nossa história. “Os primeiros tênis Salomon com grandes agarras para uma ótima tração foram os tênis X Harrier”, diz Felix Dejey, Gerente de Avaliação de Produtos da Salomon Footwear, que trabalhou nos primeiros projetos do Speedcross original.
O primeiro modelo Speedcross atingiu os varejistas em 2006, e o principal objetivo do projeto era proporcionar uma excelente tração em terrenos úmidos e enlameados. “A previsão era de talvez 1.000 pares no começo”. Hoje, a Salomon vende mais de 1 milhão de Speedcross por ano apenas na Europa.

A franquia foi ajudada ao longo do caminho por endossos de alguns dos melhores corredores de trilha do mundo, incluindo Kilian Jornet, que usou o Speedcross 2 para vencer o Ultra-Trail du Mt. Blanc em 2008. Na verdade, Jornet usou o Speedcross 2 para quase todas as corridas que ele corria naquele momento. Hoje, um número de corredores de trilha, por muitas vezes podem ser vistos utilizando o seu  Speedcross, incluindo o alemão Philipp Reiter e o neozelandês Anna Frost.
Ao longo do caminho, houve melhorias no conforto e no desempenho dos tênis e, novos padrões de cores foram adicionados.

A maior diferença na linha do Speedcross, do modelo original ao atual Speedcross 4, está no desenvolvimento da estabilidade. A versão mais antiga tinha agarras muito arredondadas, por isso não era tão estável. Ao longo do caminho e as versões mais recentes, como Speedcross 2, 3 e agora 4, são extremamente estáveis. Hoje, vemos pessoas usando-o como um sapato de estilo de vida, o que nunca poderíamos prever, e está disponível em todos os tipos de cores.

Edouard Coyon, gerente de linha de produtos da Salomon, diz que fazer alterações no design do Speedcross é sempre complicado devido à popularidade dos calçados ao longo do tempo. “O Speedcross tem sido um dos calçados mais bem sucedidos e icônicos em trilhas em todo o mundo”


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *